• TECLAR Climatização

O que é BTU do ar-condicionado?

A sigla BTU vem do inglês e significa British Thermal Unit. Em português, Unidade Térmica Britânica. Essa unidade de medida é utilizada para dimensionar a capacidade que um aparelho de ar-condicionado tem de refrigerar determinado ambiente. Quando se fala da potência em BTUs do ar-condicionado, trata-se da energia necessária para que uma temperatura específica seja atingida. Ou seja, nada mais é do que a quantidade de frio ou calor necessária para climatizar um local.

A quantidade de BTUs necessária é influenciada diretamente pela metragem do ambiente onde o aparelho de refrigeração será instalado. Além disso, outros fatores são o número de pessoas que vão ocupar o local e a quantidade de aparelhos irradiando calor, por exemplo. Ao calcular corretamente os BTUs do ar-condicionado, você pode tomar uma decisão que influenciará na economia de energia, bem como o bom funcionamento do aparelho. Então, é fundamental que você conheça todas as características do ambiente em questão antes de escolher o tipo de ar-condicionado ideal.

Como fazer o cálculo de BTU?

Como citado anteriormente, um cálculo equivocado na potência em BTUs do ar-condicionado significa que você não terá o resultado esperado na climatização do ambiente, e ainda pode acabar pagando mais caro na sua conta de energia. Quando você exige demais do seu ar-condicionado, ele também acaba precisando de mais manutenção do que o normal e tendo a sua vida útil diminuída. Então, é fundamental que você calcule corretamente a quantidade de BTUs do ar-condicionado.

Existem diversos fatores que influenciam a potência necessária para a climatização adequada de um ambiente. O primeiro deles é a metragem quadrada do seu cômodo. Então, quanto maior a área, maior precisa ser a potência do seu aparelho. Outros fatores que influenciam esse cálculo são: Quantidade de pessoas que utilizam o ambiente; Número de equipamentos que geram calor no ambiente, como televisão, geladeira, fogão, impressora, computador, lâmpadas, entre outros; Incidência solar. Quanto maior for a incidência de sol no local de instalação, principalmente no período da tarde, maior será a potência necessária para climatizar o ambiente.

Cálculo de BTUs na prática:

Para um ambiente que sofre baixa insolação, você deve fazer um cálculo de 600 BTUs por metro quadrado. Além disso, mais 600 BTUs para cada pessoa extra e equipamento presentes no cômodo em questão. Em ambientes com alta incidência solar, esse valor deverá subir para 800 BTUs. Por exemplo: vamos calcular o BTU do ar-condicionado para um cômodo de 20m² que será utilizado por 3 pessoas e possui uma televisão. Leve em consideração que temos 2 pessoas extras, pois a primeira não entra no cálculo.

Com isso, temos:

  • 600 x 20m² = 12.000 BTUs;

  • 600 x 2 pessoas = 1.200 BTUs;

  • 600 x 1 TV = 600 BTUs.

Somando todos os valores, a quantidade mínima de BTU do ar-condicionado precisa ser de 13.800.

Porém, se você considerar o mesmo cômodo, só que com uma alta incidência solar, a conta seria:

  • 800 x 20m² = 16.000 BTUs;

  • 800 x 2 pessoas = 1.600 BTUs;

  • 800 x 1 TV = 800 BTUs.


E o resultado final: 18.400 BTUs.

O cálculo não é complicado e estamos aqui para ajudar você! Tendo qualquer duvida nos ligue ou enviar um WthasApp estamos disponível 24horas por dia e teremos um enorme prazer em ajudar você!

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8